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Estampando adesivos com tinta vinílica!

Auto adesivos - Decalques - Stickers - Calcomania... Como são chamados mundo afora...
Na realidade hoje em dia com a popularização do serviço de impressão digital o uso da serigrafia pra estampar adesivos vinílicos se tornou muito rara e as vezes inviável.

Vantagens e desvantagens existem nos dois processos, pois a impressão digital não solucionou todos os problemas que se imaginava, cito alguns e deixo em negrito os que acho serem os fatos mais importantes...

Impressão serigráfica:
Up - Acabamento mais refinado, não desbota, versatilidade, sem limitações do substrato, se pode imprimir em um vinil preto por exemplo, cores diferenciadas, tipos de tintas muito mais variadas...
Down - Inviável para pequenas tiragens, dificuldade técnica na produção, etc...

Impressão digital:
Up - Qualidade fixa da impressão, facilidade e rapidez do processo, existem máquinas que já imprimem e cortam os adesivos, eliminando a necessidade da produção das antigas facas de corte...
Down - Custo do equipamento e consequentemente no valor unitário, durabilidade do impresso, limitações, só se imprime em vinil branco ou transparente...

Pra quem ainda quiser utilizar da serigrafia pra imprimir adesivos seguem abaixo algumas dicas importantes:
 
-Use tinta devidamente diluída com o solvente/retardador indicado pelo fabricante, repondo conforme evaporação.
-Fora de contato sempre é um grande amigo.
-Evite querer estampar "50" adesivos por vez, monte a arte com um número coerente de impressos.
-Estampe com paciência.
-O vinil encolhe, imprimir uma cor hoje e outra daqui uma semana provocará desencaixes com certeza.
-Use telas com mesma medida/tecido e tensão, principalmente em policromias.
-Adesivos para vidro (internos) são impressos espelhados, e a sequência de cores é invertida, seguida de um fundo chapado.
-Matrizes ideais são de 100 até 200 fios.
-Normalmente não são usados repiques.
-Importantíssimo! No caso de impressão manual. controle bem o trio Pressão, Velocidade e Inclinação do rodo, "senão a remessa da manhã de uma cromia fica azulada, a da tarde amarelada e a da noite avermelhada" .
-O rodo (poliuretano 60/70 shores), sofre um pouco com a ação do solvente, portanto é aconselhável substituí-lo durante períodos mais longos de impressão.
-O local de trabalho deve ser sempre bem arejado e com renovação constante de ar. Cheirar solvente é gostoso, mas lembre-se que o Maradona começou assim!!!

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